Pages

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Espécie Humana

"Eu gostaria que a palavra raça não fosse utilizada para dizer que há diversidade humana. Ela acaba servindo para exagerar os efeitos das diferenças aparentes, ou seja, físicas. Não temos o direito de nos basear nas diferenças físicas - a cor da pele, o tamanho, os traços do rosto - para dividir a humanidade hierarquicamente, ou seja, considerando que existem homens superiores em relação a outros que seriam postos em uma classe inferior. (...) Proponho não utilizar a palavra raça. Ela foi tão explorada por pessoas más que é melhor substituí-la pelas palavras espécie humana."
(JELLOUN, T B. O racismo explicado a minha filha. São Paulo: Lettera, 2000)

Li esse texto em uma prova que recebi e achei muito interessante.
Concordo com o autor quando ele se propõe a não usar a palavra raça. A algum tempo essa palavra servia de argumento para pessoas que sofriam com o preconceito se defenderem dizendo que 'o mundo apresenta diferentes raças' mas, com o tempo, essa palavra foi sendo explorada por pessoas que, por outro lado, só queriam fortalecer ainda mais o preconceito contra pessoas de diferentes etnias. Então, a palavra raça foi banalizada e muitos utilizam-a até para ofender outros.
Infelizmente, no mundo ainda existe esse preconceito em relação a diferentes etnias, e acho que isso ainda vai continuar por muito tempo. As pessoas precisam perceber que todas somos iguais independente da cor da pele, do formato da boca, da cor dos olhos, do tipod e cabelo; todos nós somos Seres Humanos.

DIGA NÃO AO PRECONCEITO, DIGA NÃO AO RACISMO.

5 comentários:

  1. Raça = ser diferente dos demais.
    Tudo bem que ninguém é igual, mas as pessoas são iguais levando em conta, justamente, a espécie humana. Todos nós somos humanos iguais, independente da cor, etnia ou caracteristicas físicas.

    ResponderExcluir
  2. Por mim, continuarei utilizando a palavra raça. Diferentemente da sociedade, cada um deve estar sempre ciente do que se diz. A maneira como as pessoas modificam os significados ou interpretam as palavras hoje em dia, nos faz pensar que qualquer utilização um pouco mais 'ambígua' de uma palavra, pode magoar, ferir ou fazer qualquer pessoa sofrer de preconceito. Logo, o mundo ficará limitado a uma espécie de vocábulo ou incessante "contração" de mentes simplórias. O fato da utilização desses "pseudonômios" (se é que podemos qualificar assim) vai de cada, querendo ser ou não adepto desse senso comum.

    ResponderExcluir
  3. Em nenhum momento pedi para as pessoas deixarem de falar RAÇA. Você quer continuar dizendo, continue. Você tem o livre arbítrio de fazer e dizer o que quiser, vivemos em um democracia onde todos tem o direito de se expressar da maneira que quiserem. Escrevi para quem lesse tirar suas próprias conclusões como você fez, porém, esse é um ponto de vista meu.

    ResponderExcluir
  4. Sim, exatamente. Eu citei o fato de querer continuar utilizando a palavra pelo motivo da sua fonte literária postada antes de você expressar opinião, preferi por minha opinião em jogo pela raiz do assunto logo. :)
    Mas, o fato de você dizer: "vivemos em um democracia onde todos tem o direito de se expressar da maneira que quiserem" não faz muito sentido pra mim. Eu moro no Brasil, e você? =) rs'

    ResponderExcluir
  5. Eu moro também no Brasil e o que eu disse faz muito sentido, senão eu não estaria escrevendo o que eu penso nesse blog com toda liberdade a mim atribuida e abrindo caminho para que outras pessoas que pensam como eu ou de maneira diferente como você façam o mesmo. (:

    ResponderExcluir