Pages

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Copa do Mundo para os brasileiros.

O Brasil é conhecido como a fábrica de craques para o futebol mundial e nada melhor do que unir os melhores do mundo no País do Futebol um evento tão importante como a Copa do Mundo. Mas, esse evento será para os brasileiros ou apenas para 'turista ver'?
Um evento como esse é visado pela importancia mundial, pela divulgação do país e pelo faturamento que o país pode conseguir e acumular. A chegada de turistas faz com que o turismo e a economia do país cresça, a reforma de estádios, rodovias e aeroportos é um ganho para o país, mas acredito que, para qualquer país poder realizar um evento tão grandioso como esse, precisa, acima de tudo, melhorar as condições de vida da população. Muito dinheiro é investido em infra-estrutura, mas enquando enfeitam e embelezam o país muitas pessoas ainda sofrem com a fome, a violencia e a incerteza de um amanhã.
Assistindo a uma reportagem dos jornalistas do Globo Esporte, pude perceber que muito foi investido na África do Sul para a Copa do Mundo de 2010, mas a maioria dos estádios luxuosos não funcionam mais, amargam prejuízos, enquanto a população ainda sofre com a pobreza e a miséria. O Brasil, apesar de ter um dos campeonatos mais disputados e as torcidas mais fanáticas do mundo, deveria tomar a África do Sul como exemplo do que não deve ser feito antes de atender as necessidades da população. Sempre que é falado sobre a Copa do Mundo no Brasil é citado que vão aumentar as vagas de empregos durante o evento, que o bem-estar do brasilerio vai melhorar, mas e depois que competição acabar?
Um outro fato importantíssimo é o valor dos ingressos e a infra-estrutura do meios de transporte. Ingressos para os campeonatos nacionais e para ver amistoso da Seleção Brasileira já são caros e afetam a economia do brasileiro, o valor das passagens dos meios de transporte já são caros para a utilização diária, imaginem os valores para as partidas do mundial e dos meios de transporte durante o mundial. Um trabalhador brasileiro que recebe um salário mínimo não teria condições de pagar valores altíssimos em ingressos para uma competição em seu próprio país.
Muito do que será feito poderá beneficiar o povo braseileiro mas ainda existe muita coisa a ser feita no Brasil antes de pensar em uma Copa do Mundo. Bilhões de reais serão gastos superficialmente para o mundo ver e as necessidades reais da população serão, mais um vez, colocadas em segundo plano.

Um comentário: